DOLORES | Unboxing


Um grande naufrágio aconteceu e os tesouros de H.M.S. Dolores ficaram à deriva. Enquanto piratas, os jogadores terão de disputá-los e decidir quem os vai juntar à sua colecção, possível através de uma mecânica semelhante ao conhecido jogo do Pedra/Papel/Tesoura e que aqui ganha o nome de Paz/Guerra/Primeira Escolha.

A premissa é simples e conhecida dos jogadores. Devemos contar "um, dois, três" ou então, como é sugerido, dizer "do... lo... res..." antes de revelarmos uma acção representada pelas nossas mãos. Existem seis combinações possíveis e todas elas com consequências ou vantagens para os jogadores (um ou ambos), reflectindo-se nas cartas que podemos escolher e juntar à nossa colecção. Mas aqui não nos interessa o maior número de cartas, uma vez que o que vai interessar é o tipo de bens que temos em menos valor e o tipo de bens que temos em maior valor. Em caso de empate de bens somam-se os dois, daí que o grande objectivo seja o equilíbrio e empato nos mínimos e máximos.

Como fazemos sempre batalhas a dois com todos os jogadores, e à vez, este é um interessante filler game que joga melhor a apenas dois jogadores, demorando um pouco em partidas a 4 e tornando-o com menos possibilidades de desenvolver uma estratégia sólida. Uma sólida aposta dos dois conhecidos designers e que vai ver a mesa várias vezes.

Componentes
. 70 cartas bens (10 cartas de 7 tipos diferentes)
. 9 cartas mensagem
. 1 carta pôr-do-sol
. 1 manual regras


Avaliação
Para além do nome sonante dos designers, uma das coisas que imediatamente me despertou a atenção foi o artwork e os diferentes pormenores das cartas. Curiosamente também, à medida que o valor de cada carta aumenta também os elementos desse tipo crescem. Pequenos detalhes que fazem a diferença e a única critica a apontar é para os dois tons de azul escolhidos, que poderão confundir quando colocados na mesa. A embalagem tem um interessante encaixe que dá a ideia das cartas estarem em cascata, reforçada pela criatividade a imitar as ondas do oceano. Contudo, esse mesmo encaixe é frágil e poderá facilmente romper-se se colocarmos e retirarmos várias vezes as cartas. Mas no geral todos os componentes são de óptima qualidade e com um óptimo acabamento, tendo a Lui-même feito aqui um óptimo trabalho. No geral este jogo tem uma óptima relação preço/qualidade até para as vezes que o iremos jogar.

Artwork: 5
Embalagem: 4
Componentes: 5
Preço/Qualidade: 5

Média: 4,75 / 5 Pontos.

Comentários

As Mais Lidas