VENDE-SE | Unboxing


"Vende-se" é um jogo rápido e divertido sobre compra e venda de imóveis. Com duas fases distintas, os jogadores primeiro licitam vários edifícios para, depois de todos os edifícios terem sido comprados, tentarem vendê-los com o objectivos de gerarem o máximo de lucro possível. Pensado para 3 a 6 jogadores, tem uma duração média de 30 minutos.

A grande essência da estratégia está no planeamento a longo prazo, uma vez que boas decisões na primeira fase permitirão, em princípio, melhores resultados na fase de venda das propriedades. Assim, começamos colocar em cima o número de cartas de propriedade igual ao número de pessoas da partida. O primeiro jogador terá de tomar a decisão de licitar ou passar. Se optar pela primeira opção, aposta um determinado número de moedas e cabe aos jogadores seguintes indicar se querem superar essa oferta e, assim, tentar ganhar o leilão ou se passam a vez e vão buscar a carta com o valor mais baixo (processo que se aplica sempre que passamos a nossa vez). Se ganharmos o leilão (somos o último jogador em jogo nessa ronda) entregamos todo o dinheiro leiloado à banca, mas se licitarmos e, de futuro, voltar à nossa vez e já não quisermos licitar mais, passamos a vez, recebemos metade do dinheiro (arredondado para cima) e o restante vai para a banca.

Depois de todas as cartas de propriedade terem sido vendidas podemos passar para a segunda fase do jogo, onde iremos colocar na mesa o número de cheques igual ao número de jogadores. Secretamente, os jogadores escolhem uma carta da sua mão (as propriedade que arrecadaram) e colocam-na em cima da mesa. Em simultâneo revelam-nas e quem tiver a propriedade com o número maior fica com o cheque de maior valor, quem tiver a segunda propriedade de maior valor fica com o segundo maior seque e assim sucessivamente até todas os cheques da ronda tiverem sido entregues. O jogo acaba quando acabarem os cheques disponíveis e aí cada jogador soma os cheques que tem na sua posse às moedas que guardou junto a si. Quem tiver o maior valor, será declarado o vencedor.

Este é um clássico dos jogos de tabuleiro, criado por Stefan Dorra e lançado originalmente em 1997 com o nome "For Sale". Em 2015 a iello adquiriu os direitos, reformulou criatividades e reinventou a forma como as famílias encaram este jogo estratégico de apostas e gestão de bens. Uma boa aposta para o mercado nacional, que nos chega agora através da MEBO Games.

Componentes
. 30 cartas propriedade
. 30 cartas cheque
. 84 moedas ($1.000 cada)
. Manual Regras




Avaliação
Uma das principais características deste jogo é o artwork, onde cada propriedade está cheia de deliciosos pormenores. A embalagem é de óptima qualidade e permite a fácil e rápida colocação de todos os componentes, também estes com óptimo material e resistentes. Dada a rejogabilidade, esta é uma proposta como uma óptima relação qualidade/preço e que vai agradar a toda a família.

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 5 / 5 Pontos
.

Comentários

As Mais Lidas