YAMATAI | Unboxing


A rainha Himiko lançou um prestigioso desafio aos arquitectos do seu reino, construir a capital de Yamatai e transformá-la na jóia do arquipélago. Para tal, os jogadores deverão utilizar os cinco tipos de recursos transportados pelos navios, recrutar especialistas e construir templos e edifícios. Quem será relembrado como o maior arquitecto de Yamatai?

Quando foi anunciado, era indicado por muitos como uma evolução ao Five Tribes, um jogo de sucesso que marcou a parceria entre Bruno Cathala e a Days of Wonder (que se voltam aqui a juntar). Se nos focarmos nisso conseguimos associar algumas mecânicas (turnos por ordem ou a aquisição de especialistas), mas a verdade é que as diferenças são muito maiores do que as parecenças. E isso não é mau, pois são dois jogos diferentes que funcionam e brilham por si.

Os componentes são muitos, o setup muito específico consoante o número de jogadores, mas as regras são muito fáceis. Caso as esqueçamos durante o processo, os player aids estão muito bem feitos e ajudam o jogador a seguir os cinco passos possíveis. O lançamento aconteceu em Março de 2017, mas está já a afirmar-se como um dos grandes deste ano. 


Componentes
. 1 Tabuleiro
. 4 Pranchas jogador (1 de cada cor)
. 6 Peões (2 azuis, 2 laranja, 1 roxo, 1 cinzento)
. 34 Edifícios jogador (10 azuis, 10 laranja, 8 roxos, 6 cinzentos)
. 80 Barcos madeira (22 verdes, 19 castanhos, 16 pretos, 13 vermelhos, 10 amarelos)
. 28 Tiles edifício (21 azuis e 7 vermelhos)
. 7 Tokens edifícios (3 Torii, 4 Palácios)
. 10 Tiles barco
. 7 Tokens montanha
. 34 Culture tokens
. 8 Tokens Prestígio sagrado (dragão)
. 24 Tokens Preatígio (leques)
. 18 Tiles especialistas
. 73 moedas (23 #1, 32 #2, 18 #10)
. 1 Manual Regras







Avaliação
Este é um projecto que junta uma das minhas editoras preferidas a um dos meus designers e criadores de eleição. E o resultado só poderia ser um sucesso. O impacto começa logo na embalagem com a força do artwork, não só pelos personagens, mas também com os tons utilizados e o toque de aguarela. E isto reflecte-se nos restantes elementos com o tabuleiro a mostrar-nos lindíssimos pormenores nas ilhas ou nos tiles dos especialistas ou até mesmo nos detalhes das pranchas de jogador. A par disto, e como seria de esperar da Days of Wonder, a embalagem funciona também como local de reserva dos vários componentes com encaixes específicos para todos, permitindo que não caiam mesmo quando se coloca a embalagem na vertical. Outro ponto muito forte são os componentes, em especial todas as peças de madeira: detalhadas, coloridas e com óptimos acabamentos. A única falha que aponto é a não inclusão de um bloco de pontuação, visto existirem várias formas de pontuarmos. Por fim, mas não menos importante, é a relação qualidade/preço que, para o que o jogo oferece, é muito boa. Os valores rondam os de outros jogos com características semelhantes.

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Preço/Qualidade: 5

Média: 5 / 5 Pontos

Comentários

As Mais Lidas