CENTURY: SPICE ROAD | Unboxing


Apresentado como o 1º volume de uma trilogia, em Century: Spice Road os jogadores serão os comandantes de uma caravana com o objectivo de percorrerem a famosa rota da seda e de trocarem especiarias nas longínquas áreas do continente, ganhando, com isso, fama, glória e prestígio.

Indicado por alguns como um sucessor e substituto do Splendor, a verdade é que, a meu ver, em muito pouco estes dois jogos se assemelham. É verdade que existe a mesma mecânica de troca de peças por cartas, mas em termos estratégicos em nada se comparam. O que é certo é que esta questão gerou um enorme buzz à volta do jogo e o ajudou a destacar em várias feiras por onde passou.

A grande verdade é que as mecânicas são simples, mas o grande atractivo está nos componentes e na sua qualidade. A mistura de cores destaca-se em qualquer mesa, pela positiva (em especial se jogarmos com o playmat especificamente criado pela editora), transformando e melhorando toda a experiência de jogo. Está pensado para um máximo de 5 jogadores e, em média, as partidas duram entre 30 e 45 minutos.


Componentes
. 4 suportes especiarias

. 5 cartas caravana

. 89 cartas
- 36 cartas objectivo (verso laranja)
- 43 cartas trocas (verso roxo)
- 5 cartas especiarias iniciais
- 5 cartas upgrade carta inicial
- 5 cartas colheita

. 105 cubos madeira (35 amarelos, 30 vermelhos, 20 verdes, 20 castanhos)

. 20 moedas de metal (10 ouro, 10 prata)

. 1 Manual de regras




Avaliação
Tudo começa com o toque aveludado e a textura da embalagem, que também se destaca pelo brilho e contraste de cores. O artwork é fabuloso, em especial nas cartas, destacando os versos pelos vários pormenores. Não menos importante são os componentes, que rebentam claramente qualquer escala: óptimo cubos de madeira, moedas metálicas, cartas texturadas e os copos para colocação das especiarias. Cereja no topo do bolo: tudo encaixa na perfeição e em harmonia.
Nota-se claramente que houve uma enorme preocupação nos acabamentos, que potenciam toda a experiência de jogo. Posto isto, e olhando para o PVP, verifica-se uma enorme relação qualidade/preço, conseguindo-se bons achados para versões não inglesas (mas sem problema, pois o jogo não tem qualquer dependência de idioma).

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 5 / 5 Pontos

Comentários

As Mais Lidas