CACAO: DIAMANTE | Unboxing


Chega assim a segunda expansão de Cacao, com o nome Diamante, que pode ser combinada com o jogo base e a primeira expansão (Chocolatl). Continua a ser modular e desta vez podemos encontrar novos tiles de jogador, vagão com os diamantes e os tiles e tokens respectivos, meeple imperador e os tiles de árvore da vida.

Novos e interessante componentes já seria algo com que pudéssemos contar, mas a verdade é que estes, à semelhança do que aconteceu com a primeira expansão (Cacao: Chocolatl), voltam a adicionar muito ao jogo base e modificar as diferentes estratégias. Os tile da árvore da vida estão criados para serem utilizados em simultâneo com os novos tiles de aldeia por darem utilidade às várias arestas vazias, dando imediatamente 3 pontos aos jogadores. O meeple dourado do imperador é extremamente simples e orgânico de introduzir e funciona como uma forma de irmos ganhando dinheiro aos poucos ao longo do seja, seja quando o colocamos na nossa aldeia ou quando voltamos à nossa vez e ele ainda lá se encontra. Não menos importante é o módulo que dá nome ao jogo, os diamantes, por trazerem a mecânica de Set Collection para o jogo e permitirem ganhar pontos no decorrer da partida, mas também no final do jogo se os diamantes não forem utilizados.

Também esta expansão de Cacao me parece ser um must have, em especial porque, contrariamente ao que acontecia com Chocolatl, vamos poder utilizar TODOS os componentes sem grandes limitações de setup e jogar àquilo que chamo de "Mega Cacao". Uma interessante aposta e que é mais um sucesso da franquia desenvolvida por Phil Walker-Harding.


Componentes
. 16 tiles tribo (4 cada cor)
. 5 tiles mina diamante
. 3 tiles árvore da vida
. 7 tokens relíquia
. 32 diamantes (8 de cada cor)
. 1 Vagão
. 1 Meeple Emperador
. 2 moedas #50
. Manuais Regras




Avaliação
Em termos de criatividade os novos tiles não trazem grande irreverência, mas isso também não seria o esperado numa expansão. Acima de tudo, há uma óptima integração gráfica com o jogo base e a expansão Chocolatl, criando uma grande harmonia em cima da mesa e aquando da visualização de todo o jogo. Os componentes são de óptima qualidade, com especial destaque para os novos diamantes. A embalagem é simples e torna-se difícil juntar também estes componentes à embalagem do jogo base (mas não é de todo impossível...). Para uma expansão e rejogabilidade que pode trazer, tem uma óptima relação preço/qualidade. Um verdadeiro must have para os fãs de Cacao e de jogos de tile placement.

Artwork: 5
Embalagem: 3
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 4,5 / 5 Pontos

.

Comentários

As Mais Lidas