CASTELLION | Unboxing


Castellion é o terceiro jogo do universo Onirim e mais uma vez pode ser jogado a solo ou por dois jogadores. Nesta edição, que tem o tile placement como base, temos como objectivo construir muralhas que nos permitam defender dos três ataques de pesadelos que nos irão surpreender.

Em cada turno iremos revelar uma peça e podemos colocá-la no nosso castelo, cumprindo determinadas regras, ou utilizar a habilidade especial associada ao personagem. Consoante a estrutura de torres e/ou barricada construída podemos melhorar as nossas capacidades de defesa, ganhando-se o jogo se ao final dos três ataques conseguirmos manter em jogo seis peças no nosso castelo.

Com lindíssimas criatividades e vários níveis de dificuldade, este é um bom jogo para partidas a solo, tendo sido, inclusivamente, nomeado em 2015 para Golden Geek Best Solo Board Game. E se são fãs do universo Onirim, esta é acertadamente uma boa aposta.

Componentes
. 72 tiles defesa (18 peças de cada cor, divididas em triângulo, circulo e quadrado)
. 12 peças traidor
. 6 peças despensa
. 5 cartas revisão
. 7 cartas simulação
. 12 cartas assalto
. 2 player aids
. 1 carta campeão universo onirim
. 1 token personagem
. Manual de Regras 




Avaliação
A estranheza que alguns jogos abstractos podem provocar é claramente mitigada por um fantástico artwork, algo que destaca e harmoniza toda a experiência de jogo em Castellion. As ilustrações ficaram uma vez mais a cargo de Élise Plessis, que parece ser a escolhida para os vários jogos do universo Onirim, existindo um grande riqueza gráfica e em termos de detalhes. A embalagem contém vários compartimentos, mas a introdução de duas expansões por parte dos autores não foi contemplada aquando da execução e organização dos inserts, ficando alguns tiles de fora dos encaixes desenvolvidos. As várias peças de cartão são mais finas do que outras a que estamos habituados com este formado (Carcassonne, Lanterns, Cacao, etc), mas com uma muito boa qualidade. De destacar ainda o token de personagem e que é já uma das referências deste universo. Por fim, para a rejogabilidade e possibilidade de jogar a solo e em modo cooperativo com um total de 2 jogadores, tem uma boa relação qualidade/preço.

Artwork: 5
Embalagem: 4
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 4,75 / 5 Pontos

Comentários

As Mais Lidas