PORTO | Análise e Explicação de Regras


COMPONENTES

. 1 Tabuleiro
. 1 Torre Clérigos (token 1º jogador)
. 75 Peças Piso (15 de cada cor)
. 15 peças Rés-do-Chão (3 de cada cor)
. 14 peças telhados
. 4 marcadores pontuação (1 por jogador)
. 4 fichas pontuação +50 ou +100 (1 por jogador)
. 16 resumos acções (1 para cada jogador em 4 idiomas)
. 14 fichas bónus (5 de 1 VP, 4 de 2 VP, 3 de 3 VP, 2 de 4 VP)
. 50 cartas de construção
. 35 cartas contractos públicos
. 39 cartas contractos privados
. 4 Manuais Regras (PT, EN, ES, DE)




ANÁLISE

Com autoria de Orlando Sá e pensado para 1 a 4 jogadores, em Porto temos como objectivo (re)construir a conhecida Ribeira tendo, para isso, de jogar duas cartas, uma que nos indica quando pisos vamos construir e a outra a cor desses pisos. Com ilustrações de Luís Levy Lima é uma das apostas da MEBO Games para 2019.

A ideia base é fantástica (um género de reconstrução da Ribeira do Porto) e as mecânicas muito simples, tendo a possibilidade de, no seu turno, o jogador ir buscar cartas (cuja soma não pode exceder o 3) ou então jogar duas cartas para construir pisos (uma dita o número de pisos a construir e a outra a cor), nunca podendo existir prédios adjacentes da mesma cor.


Para além de ganharem pontos pelo tamanho do edifício, os jogadores também ganham pelos pisos adjacentes dos outros prédios e por serem os primeiros a começar um edifício ou os últimos a terminá-lo, colocando o respectivo telhado.


Mas não nos podemos esquecer dos diferentes contractos, que também dão pontos. E enquanto que os públicos estão disponíveis para todos e ao longo do jogo, os privados funcionam como objectivos para o final da partida.


O jogo vai então decorrendo em turnos até que um certo número de telhados estejam presentes no tabuleiro, algo que varia consoante o número de jogadores. E o aspecto visual é simplesmente fantástico!!!



COMO JOGAR?
Se ficaram curiosos com este jogo, podem ver já o nosso vídeo de explicação de regras.


Comentários

As Mais Lidas