ALI BABA | Unboxing


Depois do "Abre-te Sésamo", Ali Baba encontrou imensos tesouros na caverna. E antes que os 40 ladrões cheguem, os jogadores deverão coleccionar os vários artefactos e, com eles, alcançar a maior pontuação. Um filler interessante onde há muita estratégia, habilidades especiais e novidades a cada partida.

A primeira vez que olhei para o jogo chamou-me logo à atenção, não só pela componente gráfica, mas também pela lógica associada, um pouco, ao Mahjong. Joga-se de uma forma leve, rápida e aquilo que fazemos tem tanto impacto na nossa estratégia como na dos nossos adversários, jogando muitíssimo bem a 2 e 3 jogadores. Sendo um jogo focado exclusivamente em set collection, para retirarem o melhor proveito em partidas com 4 jogadores aconselho a utilização da variante "A Lâmpada do Ali Baba", onde desencadeamos uma acção especial sempre que retiramos esse artefacto da pilha.

O jogo é divertido e familiar e foi lançado em 2017 pela White Goblin Games, que apostou na dupla Italiana Martino Chiacchiera e Remo Conzadori. Teve um conjunto de temas prévios pensados (expedições ao polo norte, américa do sul ou ao fundo dos oceanos, como anunciado no Designer's Diary no site BGG), mas a Arábia foi o conceito vencedor e que introduz esta linha nos jogos da editora. Se procuram um filler familiar esta é uma escolha segura.


Componentes
. 1 tabuleiro (duplo)
. 4 marcadores
. 4 pranchas jogador
. 60 tiles tesouro (10 tipos diferentes em 6 cores)
. 1 token primeiro jogador




Avaliação
A presença do jogo começa logo com o artwork da capa que nos remete imediatamente para este universo das Mil e Uma Noites. Mas a experiência não se fica por aqui com as criatividades das diferentes peças, tabuleiro e pranchas a destacarem-se também na mesa. Os componentes são todos de boa qualidade, bem como a relação preço/qualidade para a compra de um filler com uma grande rejogabilidade. O ponto negativo vai mesmo para a embalagem, que precisaria de algo melhor para acondicionar tantos tiles. É verdade que os conseguimos colocar a todos alinhados, mas a facilidade de deslizarem dentro da caixa é muito grande.

Artwork: 5
Embalagem: 3
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 4,5 / 5 Pontos.

Comentários

As Mais Lidas