DRAFTOSAURUS | Unboxing


Sempre sonharam em criar o vosso Parque Jurássico? Agora já é possível com Draftosaurus, um filler game criado pela Team Kaedama (Antoine Bauza, Corentin Lebrat, Ludovic Maublanc, Théo Rivière) e com edição da Ankama onde tentamos agrupar dinossauros de acordo com certos desafios. Com dois níveis de dificuldade distintos (modo verão e modo inverno) e várias decisões difíceis é um bom jogo de introdução ou para arranque de serão.

A premissa é simples, ser o melhor gerente deste zoo de dinossauros, algo que decorre em duas rondas, cada uma com seis turnos (em partidas para dois jogadores são quatro rondas, cada uma com três turnos). Para tal, os jogadores começam por retirar, sem ver e secretamente, seis meeples de dinossauro do saco, que deverão guardar na sua mão. Depois, o primeiro jogador lança o dado, que contém a regra de colocação das peças, e os outros jogadores são obrigados a colocar um desses seis dinossauros no respectivo local, sendo que quem lançou o dado pode respeitar ou não a regra. E estas são igualmente simples: local de floresta (árvore), local de terra (pedra), lado esquerdo do rio (chávena), lado direito do rio (w/c), local que ainda não tenha dinossauros (pata) ou local que ainda não tenha um T-Rex (ícone T-Rex).

Depois de escolhido, secretamente, o dinossauro que pretendem, todos revelam qual foi a sua escolha e onde o vão colocar, passando os cinco que sobram na mão para o jogador à sua esquerda. O dado é entregue ao jogador seguinte e arranca o 2º turno. O jogo vai assim decorrendo até que seis meeples de dinossauro tenham sido colocados no tabuleiro, o que equivale também a seis turnos. Posto isto, os jogadores repetem todo o processo de selecção de seis novos meeples e voltam a jogar seis turnos (e aqui sugerimos que o sentido de passagem dos meeples seja inverso ao da primeira ronda).

O desafio deste jogo está nas diferentes formas de pontuação (agrupar espécies iguais, agrupar espécies diferentes, agrupar pares, conseguir maiorias, conseguir minorias, etc) e nas restrições de colocação dos próprios dinossauros. A adaptação das regras para 2 jogadores é excelente e é um rápido filler game com tendência para jogar melhor a 4 e 5 jogadores, tendo-se ainda a possibilidade de jogar o modo simples (verão) ou o avançado (inverno), ambos com diferentes desafios e forma de pontuar..


Componentes
. 60 meeples dinossauro (10 de cada tipo)
. 5 tabuleiros (dupla face)
. 1 dado
. 1 saco
. 2 manuais de regras (EN e FR)





Avaliação
O grafismo é simples, mas extremamente claro e eficaz. Ambos os mapas têm os vários espaços muitos bem identificados e com iconografia directa e facilmente perceptível. A embalagem é bastante simples e os meeples em forma de dinossauros são, claramente, o elemento diferenciador, ganhando o dado de madeira também alguns pontos pela sua qualidade. Este é um jogo com uma enorme rejogabilidade, fácil de perceber e ensinar, adequado a várias idades e com uma óptima relação qualidade/preço.

Artwork: 4
Embalagem: 2
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 4 / 5 Pontos
.

Comentários

As Mais Lidas