OVERBOOKED | Regras e Análise


COMPONENTES
. Sala de embarque (tabuleiro de jogo)
. 4 balcões de atendimento
. 4 aviões de duas faces (frente para 1-3 jogadores, verso para 4 jogadores)
. 4 escadas de avião
. 4 resumos pontuação (1 por jogador)
. 81 cartas passageiro (das quais 9 com dificuldade extra)
. 15 cartas evento
. 24 vouchers de refeição
. 150 passageiros (30 de cada cor)
. 1 torre de controlo
. 1 tapete de bagagem (tabuleiro de pontuação)
. 1 crachá de vencedor
. 8 cubos de madeira (2 para cada cor)
. Manual Regras



ANÁLISE
Em Overbooked seremos os responsáveis de uma companhia aérea com o objectivo de enchermos os nossos aviões com passageiros, sentá-los de acordo com determinadas regras e pontuarmos com isso. Mas atenção, nem sempre o espaço disponível é o ideal e o Overbooking poderá acontecer.

Cada jogador começa por receber um tabuleiro individual (devendo utilizar a frente para partidas entre 1 e 3 jogadores ou o verso para 4 jogadores), que irá representar a sua companhia aérea, e um player aid, com o resumo das diferentes formas de pontuar. Junto ao avião deverá ser colocada a escada e ao aeroporto (tabuleiro) deverá ser encaixada a porta de embarque da sua cor, de forma a facilitar a colocação dos vouchers de comida.


O jogo decorre em turnos, no sentido horário, tendo os jogadores de escolher uma carta de passaporte (que representam os passageiros a embarcar). A carta mais afastada do baralho é gratuita, mas cada uma à sua esquerda tem um custo extra de um voucher de comida, ou seja, se o jogador quiser, por exemplo, a terceira carta (da direita para a esquerda), deve deixar um voucher na primeira carta e um voucher na segunda carta. Depois, todas as cartas deslizam para o espaço o mais à direita possível e entra uma nova. Sempre que recolhermos uma carta com um voucher, podemos juntar esse token à nossa porta de embarque.


Consoante o tipo de carta escolhida, o jogador deve agarrar nos respectivos tokens de passageiros e posicioná-los dentro do seu avião, podendo rodar a carta da forma que bem entender, mas sempre a respeitar as regras de posicionamento e ordem indicadas.


Também nas cartas podemos encontrar alguns ícones, que funcionam como pequenos efeitos possíveis de serem activados, que nos indicam a forma de posicionamento daquelas personagens. Por exemplo, com a carta escolhida poderíamos, se quiséssemos, ultrapassar os corredores e separar desta forma os passageiros.


Ao todo existem cinco efeitos diferentes, sendo estes: a) a possibilidade de separar passageiros e colocá-los em locais específicos (corredor, meio ou janela); b) substituir um ou mais passageiros, sem criar overbooking; c) ganhar 1 ponto extra no final do jogo; d) ultrapassar corredores; e) recusar um dos passageiros e descartá-lo.



E é aqui com estas combinações de possibilidades que está grande essência deste jogo, uma vez que este vai funcionar como um género de puzzle game onde tentamos fazer certas combinações para pontuar, sem sobrepormos passageiros, algo que provocará o chamado overbooking e nos dará pontos negativos no final.


Assim, os jogadores terão de juntar dois passageiros vermelhos (que são os apaixonados) para ganhar 5 pontos, devem rodear os passageiros brancos (crianças) para receberem 3 pontos e ganham um ponto por cada passageiro nas suas maiores áreas azuis (jogadores de rugby), amarelas (amigos) e verdes (idosos); e se forem o jogador com a maior área dessa cor passam a ganhar 2 pontos por passageiro. Ganham ainda 1 ponto por cada voucher de comida no final do jogo e perdem 2 pontos por cada token de passageiro na zona de overbooking e 1 ponto por cada lugar vazio.


No final somam-se todos os pontos para se perceber quem será o grande vencedor, declarado o melhor funcionário do aeroporto. Existem ainda algumas variantes, que alargam a rejogabilidade ao incluírem cartas de passaporte avançadas (pretas)...


... e, ainda, cartas de evento, que permitem formas extra de pontuação.


Pensado para 1 a 4 jogadores, esta é uma óptima proposta criada por Daryl Chow e que chega agora a Portugal com distribuição exclusiva da Jumbo Diset, encontrando-se já à venda nas diferentes lojas especializadas.


COMO JOGAR
Se ficaram curiosos, mostramos neste vídeo, ao detalhe, como jogar.



AVALIAÇÃO
Este foi um jogo originalmente lançado no Kickstarter, mas quando a JUMBO Diset adquiriu os direitos para o mercado europeu, decidiu convidar o Gyom (responsável pela arte de outros jogos de sucesso como Magic Maze ou Gravity Superstar, por exemplo) para uma reformulação gráfica e de componentes. E a verdade é que é dos jogos com melhor grafismo e presença na mesa actualmente existentes no mercado. Depois, envolve muito bem os jogadores em toda a história, tornando as várias acções extremamente temáticas e contextualizados. Os componentes são todos de óptima qualidade, a embalagem tem uns encaixes óptimos e que acomodam todo o cartão e a relação qualidade/preço é fantástica para tudo o que traz.


Comentários

As Mais Lidas