SCHOTTEN TOTTEN | Unboxing


Os tempos são de guerra entre os clãs escoceses rivais (e ainda não havia o Brexit) e no campo de batalha existem nove pedras a definirem as fronteiras. Cada clã deverá enviar as suas melhores tropas e conquistar 5 pedras das 9 ou 3 que estejam seguidas. Uma versão renovada (e mais bonita) do famoso Battle Line de Reiner Knizia, que se mantém como autor, mas com assinatura gráfica da iello.

Esta é claramente uma reviravolta gráfica (e para melhor). O jogo foi lançado em 1999, sofreu a alteração para Battle Line (onde até introduziram as cartas de táctica) e agora voltou a sofrer um reprint pelas mãos da iello (que mantém essas cartas novas. Poder-se-á pensar que Schotten Totten é apenas para crianças (por se enquadrar neste mood gráfico dos mini jogos iello), mas a verdade é que passa a ser um jogo familiar tanto jogado por adultos como pelos mais novos. Uma das coisas de que sentimos mais falta são os peões de jogo de Battle Line (agora substituídos pelos tiles de pedra), que ajudavam visualmente a perceber quem estava a ganhar o quê. As pedras funcionam na mesma, mas os peões enquanto elemento com volume permitiam mais facilmente essa identificação.

Em 2000 ganhou o International Games Award para melhor jogo de estratégia para dois jogadores e em 2005 voltou a destacar-se como vencedor do FairPlay à la Carte.


Componentes
. 54 cartas Clãs numeradas de 1 a 9 (em 6 cores)
. 10 cartas Tácticas/Especiais
. 2 cartas resumo
. 9 tiles pedra
. 1 Manual Regras




Avaliação
O artwork está melhorado, mas alguns personagens têm tantos detalhes e pormenores que podem gerar algum ruído visual no "campo de batalha". A embalagem é resistente e está bem decorada, tendo sido salvaguardado o acondicionamento dos vários componentes. Os componentes são bons e o grande plus é mesmo a relação qualidade/preço (o jogo muito facilmente é encontrado 5€ abaixo do Battle Line).

Artwork: 3
Embalagem: 4
Componentes: 3
Qualidade/Preço: 4

Média: 3,5 / 5 Pontos
.

Comentários

As Mais Lidas