HATS | Unboxing


O convite foi enviado! O Chapeleiro Louco espera por vós para o seu chá das cinco, abrindo-nos a sua porta em Hats. Este foi um dos finalistas do prémio Archimede e agora ganha uma edição da ThunderGryph Games, afirmando-se como o primeiro volume de uma colecção com o nome "Made in Wonderland" baseada em várias histórias da Alice no País das Maravilhas.

O objectivo é simples, os jogadores começam com uma mão de nove cartas e o jogo vai terminar quando jogarem a sua oitava carta na mesa. No seu turno, os jogadores podem fazer uma de duas acções: a) trocar uma carta de chapéu com a mesa (é necessário que tenham o mesmo tipo de chapéu ou um número superior àquele que vão trocar), colocando a carta recolhido à sua frente na zona de pontuação; b) Retirar uma carta da nossa mão e colocá-la à nossa frente com o verso voltado para cima (chapéu preto), que nos garante um ponto no final do jogo. Para partidas com 2 e 3 jogadores, temos ainda uma acção opcional e adicional durante o nosso turno (executada antes ou depois da acção principal), uma vez que podemos descartar uma carta da mão e ir buscar outra ao deck.



A par disto, temos uma pequena bolacha que passa entre jogadores e que vai ficar com quem tiver a maior diversidade de tipos de chapéu, garantindo 5 pontos no final do jogo. Depois de jogadas as oito rondas, contabilizamos os pontos dados por cada tipo de chapéu e de acordo com o indicado no tabuleiro (caso existam dois tipos de cartas iguais no tabuleiro, contamos o valor mais baixo).

A nona carta, e que fica na nossa mão, indica-nos o nosso tipo de chapéu preferido, sendo que vamos juntá-la a esse conjunto, somar os valores desse tipo de cartas e ganhar adicional esses pontos. Depois de tudo somado, temos encontrado o vencedor.




Componentes
. 1 Tabuleiro
. 42 cartas (6 de cada tipo)
. 1 bolacha
. 1 prancha pontuação
. 1 caneta
. Manual de regras




Avaliação
Esta é uma óptima e rápida proposta de set collection onde ganharemos pontos de acordo com o valor das cartas presentes na mesa de chá. O setup é simples, o jogo dinâmico, tem alguma estratégia e é um jogo ideal para quem gosta de contar cartas e fazer coleções. As primeiras partidas são viciantes e fazem-nos querer repetir, sugerindo que joguem 3 vezes de seguida, somem os pontos e no final vejam quem é o grande vendedor deste Hats.

Um dos grandes destaques tem de ser dado ao Paolo Voto pelo artwork e à ThunderGryph Games pelo excelente trabalho de produção, tendo este jogo uma óptima relação qualidade/preço pela forte rejogabilidade. Houve uma grande preocupação em envolver os jogadores com a história e isso foi aqui muito bem conseguido, estando nós por cá muito curiosos com a forma como vão continuar esta coleção Made in Wonderland.

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 5 / 5 Pontos
.

Comentários

As Mais Lidas