M/S BATORY | Unboxing


Era suposto esta ser uma tranquila viagem entre Gdynia e Nova Iorque, mas um misterioso roubo provoca o caos a bordo do M/S Batory. Cabe aos jogadores investigar quem é o culpado, de entre 13 suspeitos com diferentes características (género, idade e profissão).

Este é um jogo de dedução e uma evolução aos clássicos de mistério, como o Cluedo. Aqui os jogadores assumem o papel de detetives com o objectivo de identificarem o ladrão o mais rápido possível, representado por uma carta de personagem que é colocada à parte. Todas as restantes são distribuídas aos jogadores, de forma a começarem a sua investigação. Com a prancha de suspeitos à frente, os jogadores devem questionar os adversários e tentar descobrir, com base nas características únicas de cada suspeito, qual a carta que não se encontra presente em jogo.

Com duas fases distintas (movimentação no barco e Investigação), os jogadores devem tentar filtrar ao máximo os seus palpites e apressar-se nas conclusões. Esta é uma alucinante viagem tridimensional capaz de testar várias capacidades dos jogadores e que vai agradar aos fãs de jogos de dedução e intriga. Todos são suspeitos, mas só um o ladrão. E que muda em todas as partidas...




Componentes



Avaliação
Um dos grandes atractivos deste jogo é, sem sombra de dúvida, o barco, uma vez que a sua tridimensionalidade traz uma acuidade espacial interessante e que nos envolve na história desde o primeiro minuto. Contudo, os três tabuleiro de piso podem ser utilizados apenas na mesa, não havendo uma obrigatoriedade de se montar toda a estrutura (mas reforçamos, é um Plus).
O artwork é simples, mas com um estilo diferente e bonito, que nos remete para a conhecida cidade portuária polaca fã de âmbar. Pela dimensão dos componentes, percebe-se a não existência de um insert específico, mas conseguimos que fique tudo bem organizado na caixa.
Visto tratar-se de um jogo com alguma dependência de texto, é interessante que esta versão ibérica da Morapiaf tenha um deck de cartas em Português e outro em Espanhol, estando também os manuais de regras preparados nesse sentido. Dada a rejogabilidade que tem, este é um jogo com uma boa relação qualidade/preço e que pode ser encontrado na loja online da editora.

Artwork: 5
Embalagem: 3
Componentes: 4
Preço/Qualidade: 4

Média: 4 / 5 Pontos
.

Comentários

As Mais Lidas