FIVE TRIBES | Unboxing


O Unboxing de hoje é duplo e inclui a versão base de Five Tribes e a mini expansão The Thieves of Naqala. Aqui, os meeples encontram-se dispersos de forma aleatória pelos 25 tiles (3 meeples em cada um) e o objectivo passa por movimentá-los entre os bairros de acordo com regras específicas. Um jogo muito estratégico que nos leva para o deserto e nos remete para as lendas do Ali Baba ou das Mil e uma Noites.

O processo de desenvolvimento da ideia durou apenas uma semana, de acordo com o autor e designer Bruno Cathala. Houve vários afinamentos e rapidamente esta idea ganhou forma e despertou o interesse da comunidade e das editoras. Um pitch à Days of Wonders levou o sonho mais além e hoje é um dos jogos de referência, sendo encarado como uma boa introdução a jogadores não tão habituados a jogos ditos mais "pesados". O tema inicial seria o egipto, mas a pedido da editora (por ter no ano anterior já desenvolvido esse tema) as guidelines foram alteradas. O que na prática não teve grandes implicações.

Esta mini expansão traz uma grande variabilidade às estratégias adoptadas, permitindo uma dinâmica ainda maior entre os vários jogadores. Em termos de conceito, é extremamente contextualizado e lembra-nos a história do Ali Baba e dos 40 ladrões.

Foi lançado em 2014 e tanto nesse como no ano seguinte arrecadou várias nomeações (Golden Geek Best Board Game Artwork & Presentation, Golden Geek Board Game of the Year, Golden Geek Most Innovative Board Game, Meeples' Choice, International Gamers Award - General Strategy Multi-player, SXSW Tabletop Game of the Year) e muitos prémios (Golden Geek Best Strategy Board Game, Tric Trac d'Or, Jeu de l'annie Grand Prix, Lys Passioné). Se dúvidas ainda existirem, nada como o experimentarem e deixarem-se envolver pela história e mecânicas.


Componentes
. 5 Pranchas resumo acção e poderes génios
. Bloco de Pontuação
. 6 Peões de Jogador (2 azuis e 2 rosas, 1 preto e 1 laranja)
. 38 camelos (11 azuis, 11 rosa, 8 pretos e 8 laranja)
. 1 Marcador de ordem
. 1 Marcador de leilão
. 90 meeples (20 brancos, 18 azuis, 18 verdes, 18 vermelhos e 16 amarelos)
. 12 palmeiras
. 10 palácios
. 30 tiles (18 vermelhos e 12 azuis)
. 96 moedas (48 de valor 5 e 48 de valor 1)
. 54 cartas recurso (36 mercadoria e 18 fakir)
. 22 cartas génio
. 1 saco





Avaliação
Da Days of Wonder espera-se, imediatamente, um bom jogo com uma grande qualidade em termos de componentes e acabamentos. E neste caso esta máxima aplica-se na sua plenitude. A caixa é pesada e existe uma imensidão de componentes (basta analisar o descritivo em cima) e, mais uma vez, nada foi deixado ao acaso, existindo encaixes específicos para que tudo fique bem colocado e acomodado (para mim é sempre um plus). O artwork é genial (lá está, a lâmpada mágica uma vez mais), desde os tiles às cartas de génio e nunca esquecendo os recursos e o próprio manual. E para a quantidade de material (e tendo-se noção do que são os custos de produção nestas coisas) existe uma óptima relação qualidade preço.

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 5 / 5 Pontos


Comentários

As Mais Lidas