PANDEMIC IBERIA | Unboxing


Estamos em pleno século XIX e a Península Ibérica depara-se com o aparecimento de quatro grandes doenças: Febre Tifoide, Febre Amarela, Cólera e Malária. E como estamos contextualizados com toda esta componente histórica, os jogadores não irão, desta vez, exterminar as doenças, mas sim recolher o máximo de informação possível para as poderem estudar e tentar descobrir uma cura. Uma variação do Pandemic original que traz novas mecânicas, novas personagens e objectivos e possibilidades de acção neste jogo cooperativo. Conseguirão sobreviver?

Com esta edição, Pandemic conseguiu claramente dar um salto e atrair novos jogadores. O tema já não é tão abstracto, as novas mecânicas dos caminhos-de-ferro e de navegação entre portos contextualizam-nos nas possibilidades de deslocação em pleno século XIX, a existência dos tokens de água potável trazem um certo dinamismo aos locais que decidimos "proteger" e a existência dos hospitais leva a que os próprios infectados se movimentem no tabuleiro. Em suma, todo o jogo parece muito mais dinâmico e cativante sem nunca desapontar. Quem já conhece não se vai arrepender; quem ainda não jogou vai ficar entusiasmado com as várias possibilidades.

Esta versão foi produzida em edição limitada (ainda se encontram alguns à venda em Portugal e Espanha) e nomeado em 2016 para dois prémios: Golden Geek Best Cooperative Game e Golden Geek Best Board Game Artwork & Presentation.


Componentes
. 7 Peões
. 7 Cartas Personagem
. 48 Cartas Cidade
. 48 Cartas Infecção
. 15 Cartas Evento
. 6 Cartas Epidemia
. 5 Cartas Resumo
. 4 Cartas Doença
. 1 Carta ordem jogadas
. 4 Hospitais
. 96 cubos doença (24 de cada cor)
. 4 Marcadores Pesquisa
. 1 Marcador Outbreak
. 1 Marcador infecção
. 14 Tokens purificação de água
. 20 Tokens caminhos-de-ferro
. 1 Token Prevenção
. 1 Tabuleiro
. Manual de Regras





Avaliação
O artwork promete logo ser impressionante com a embalagem. E mal se abre a caixa percebe-se que nada foi deixado ao acaso: decoração do interior com azulejos, vários pormenores nos versos das caixas e um tabuleiro detalhado, cartográfico e visualmente muito apelativo. A embalagem vem preparada para que todos os componentes fiquem bem acondicionados, sendo estes de óptima qualidade. Pode não aparentar (e também tudo depende do fornecedor), mas este jogo tem uma óptima relação qualidade/preço para todo o material que oferece. Não esquecer, a edição é limitada.

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 5 / 5 Pontos


Comentários

As Mais Lidas