PAGODA | Unboxing


O Imperador prepara-se para visitar a nossa cidade, na China Antiga, e o nosso objectivo consiste em construir as melhores e mais altas Pagodas. Mas o nosso arquitecto rival pretende fazer exactamente o mesmo. Neste jogo para 2, os jogadores competem com o objectivos de construir nos seis terrenos disponíveis e o final é definido quando 3 Pagodas estiverem completas. Um óptimo jogo de estratégia, elegante e com um fantástico acabamento em termos de componentes.

PAGODA é daqueles jogos em que não damos pelo tempo passar. É dinâmico, intenso e estratégico, sendo bastante interactivo por as pagodas serem construídas em simultâneo pelos dois jogadores (sempre numa tentativa de não construirmos em demasia para não beneficiarmos também o outro jogador). Tem sempre algum factor de sorte associado pelas cartas que nos podem sair, mas as habilidades especiais ajudam imenso a equilibrar este ponto.

Em 2014, ano do seu lançamento, esteve nomeado para dois importantes prémios: "Golden Geek Best 2 Player Board Game" e o "International Gamers Award - General Strategy: Two-players". Não venceu nenhum, mas continua a ser um jogo de referência para dois jogadores.



Componentes
. 1 Tabuleiro
. 1 Token Jogador Inicial
. 2 Tokens Pontuação
. 125 Pilares madeira (25 de cada cor)
. 25 Pisos Pagoda (5 de cada cor)




Avaliação
Comecemos pelo artwork, onde as criatividades e as cores se destacam. E estas últimas essencialmente por seguirem tons mais pastel, permitindo que todas se destaquem de acordo com os elementos em foco e que sigam a linha das criatividades chinesas. Apesar do encaixe central, este é dos jogos que merecia uma personalização da embalagem, não só com inserts para as cartas e pisos de pagoda, mas também para o tabuleiro que nunca fica totalmente estável. Já quanto aos componentes, qualidade é a palavra que salta imediatamente à vista, com as peças em madeira a tornarem-se rainhas deste belíssimo jogo. Por fim, a relação preço/qualidade é muito boa, mas poderá variar de acordo com a editora responsável pela publicação.

Artwork: 4
Embalagem: 3
Componentes: 5
Preço/Qualidade: 5

Média: 4,25 / 5 Pontos

Comentários

As Mais Lidas