REIS DE PORTUGAL | Unboxing


Vamos percorrer os 34 Reis e Rainhas de Portugal entre 1143 e 1910, num simples (e inteligente) jogo da MESAboardgames, criado por Paulo Soledade e Nuno Bizarro Sentieiro, design gráfico de Gil d'Orey e Ilustrações de Carla Nazareth.

Este é um jogo de cartas muito semelhante a outros como o Kings ou Copas, mas que em vez de ter quatro naipes tem três (Dinastias Afonsina, Avis e Bragança, respectivamente representadas com as cores azul, verde e vermelho) onde os jogadores deverão assistir sempre ao naipe da carta colocada. O seu objectivo passa por fazerem vazas e, assim, conseguirem o maior número de pontos ao longo das três rondas, existindo para cada uma dinastia trunfo. A par disto, é possível acrescentar alguma complexidade com as regras avançadas.

Um jogo muito simples e que permite educar as crianças enquanto se brinca. Uma óptima forma de (re)aprender-se a História de Portugal, visto que em todas as cartas é possível encontrar o nome do Rei/Rainha, período de regência, dinastia a que pertence e cognomes.


Componentes
. 34 cartas Reis
. 2 cartas especiais
. 3 cartas ronda
. 1 carta regras avançadas
. 1 Manual Regras




Avaliação
Uma das características que salta logo à vista neste jogo é a componente gráfica. O artwork escolhido para a embalagem é impactante e as criatividades das cartas são simplesmente fantásticas. A mecânica é muito simples e os componentes são de boa qualidade, o que reforça a óptima relação qualidade/preço. O ponto menos positivo é mesmo a embalagem, que poderia ser mais pequena ou ter encaixes para as cartas não andarem constantemente a deslizar.

Artwork: 5
Embalagem: 3
Componentes: 4
Preço/Qualidade: 5

Média: 4,25 / 5 Pontos

Comentários

As Mais Lidas