KINGDOMINO: DUEL | Regras e Análise


COMPONENTES
. Bloco 100 folhas (frente: mapa; verso: livro feitiços)
. 4 dados
. 2 lápis
. Manual Regras (8 idiomas)



ANÁLISE
Depois de várias versões, com direito a standalone e expansões, chega finalmente a versão Roll and Write de Kingdomino, sendo este um exclusivo para 2 jogadores. Com autoria de Bruno Cathala e Ludovic Maublanc, aqui os jogadores terão de ganhar a influência de várias famílias deste reino, representadas pelos brasões, e conquistar diferentes zonas do seu mapa. Uma ronda é simples e divide-se em quatro grandes momentos...

1) Lançar os dados


O primeiro passo é perceber quem é o jogador mais velho, pois será esse a lançar inicialmente os 4 dados. Os resultados serão os finais para ambos os jogadores nessa ronda. Os lançamentos futuros irão depois acontecer de forma alternada.


2) Construir os Dominós


Depois de apresentados os dados, o jogador que os lançou (A) deve escolher um e passar a vez ao outro jogador (B), que escolhe dois dados. O que sobrar é recolhido pelo jogador inicial (A). Depois deste processo, cada jogador terá então dois dados à sua frente, criando, assim, o seu dominó.


3) Adicionar dominós ao mapa

São seis os diferentes brasões existentes nas faces dos dados, existindo também um "?" que permite ao jogador escolher o brasão que queira. A par disto, as faces poderão ter também cruzes, que têm o mesmo comportamento das coroas de Kingdomino e que funcionam como factor multiplicador.

Também as regras de colocação dos dominós seguem o comportamento do seu irmão mais velho, tendo os jogadores de colocar sempre novos dominós adjacentes a outros já existentes no jogo (ou ao castelo) e com, pelo menos, uma das faces a coincidir com o apresentado no tabuleiro.

O objectivo continua a ser criar os chamados domínios, ou seja, zonas no mapa. Mas neste caso representadas pelos brasões e que reflectem a influência dessas família em determinadas áreas.


4) Preencher Livro Feitiços



A última acção, e aqui uma grande e interessante novidade, é a possibilidade de preenchermos o livro de feitiços por cada dado escolhido que não tenha nenhuma cruz representada. Deve ser então preenchido o espaço referente a esse brasão e sempre o mais afastado do centro e disponível. O primeiro jogador a preencher todos os espaços ganha essa habilidade e bloqueia essa conquista ao adversário.

Mas e que habilidades são essas? Essencialmente, pequenas mudanças às regras e que podem ser só usada uma vez em todo o jogo: desrespeitar a regra da face adjacente, separar os dados, escolher logo os dois dados pretendidos quando somos o primeiro jogador e rodar um dos dados para escolher outra face. As duas últimas, assinaladas com um raio, têm um efeito imediato e permitem ao jogador escolher um brasão e ganhar 3 pontos adicionais por cada domínio dessa família e a outra consiste em adicionar uma cruz a um domínio existente no mapa.

Acção Bónus



Também ao longo da partida os jogadores têm a possibilidade de usar uma vez a acção bónus, ou seja, colocar adicionalmente uma cruz nos dados escolhidos. Para tal, devem pintar o topo do castelo para indicar que a acção já foi utilizada.

O jogo vai assim continuar até que aconteça uma de duas situações: um dos jogadores completou todo o mapa ou então, no final da ronda, nenhum dos jogadores tem mais acções possíveis. E o aspecto final é algo como isto...


A pontuação segue a mesma lógica de Kingdomino, tendo de contar-se o número de brasões de cada domínio e multiplicar pela número de cruzes desse domínio. Depois de somados os pontos ganha aquele que mais pontos tiver alcançado.

Pintar os diferentes brasões com uma única cor pode dificultar a percepção final dos diferentes domínios, pelo que temos uma sugestão... usar-se 5 lápis coloridos. São o suficiente para terem um resultado final visualmente mais interessante e útil na altura de contarem os pontos.



COMO JOGAR
Se ficaram curiosos, mostramos neste vídeo, ao detalhe, como jogar.




REVIEW
Esta é uma das novidades da Blue Orange para este ano e que chega a Portugal através da Morapiaf. O jogo já se encontra à venda nas lojas especializadas e no site da editora, com um PVP recomendado de 12,95 €.

À semelhança de outros R&W, é uma portátil aposta e com uma interacção muito directa entre os dois jogadores. Para os fãs de Kingdomino é essencial na colecção, mas poderá ajudar os não fãs a ganharem um carinho especial pelo jogo. Regras simples, rápida duração e imensa rejogabilidade são os grandes pontos fortes.



Comentários

As Mais Lidas