WINGSPAN | Análise e Unboxing


Componentes
. Manual Regras
. Apêndice
. 1 Tabuleiro de Objectivos
. 1 Bandeja de Aves
. 5 Tabuleiros Individuais
. 1 Comedouro
. 1 Bloco de Pontuação
. 170 cartas de aves
. 26 cartas bónus
. 75 miniaturas de ovos
. 5 dados personalizados
. 40 cubos de acções
. 103 marcadores de comida
. 8 peças de objectivo (frente e verso)
. 1 Marcador 1º Jogador
. Manual Automa
. 11 cartas Automa
. 2 cartas resumo acções
. 2 cartas pontuação objectivos
. 1 carta marcador ronda



ANÁLISE
Depois de ter vencido o Kennerspiel des Jahres em 2019, este era um dos jogos mais aguardados no mercado nacional, ganhando não só distribuição como também uma edição totalmente em português por parte da DIVER.

Olhando para o setup inicial, os jogadores começam com um tabuleiro de jogo (dividido em 4 áreas), cinco cartas de ave, um recurso de cada tipo, oito cubos de acções e 2 objectivos. Por cada carta de aves que quiserem manter na sua mão, os jogadores devem descartar um dos recursos à sua escolha. Também quanto aos objectivos, dos dois só podem manter um.


À parte, no tabuleiro de ronda, devem ser colocadas aleatoriamente quatro fichas (de dezasseis possibilidades existentes), que nos indicam quais os requisitos onde precisamos de ter certas maiorias para conseguirmos ganhar pontos extra no final do jogo. E à medida que as rondas avançam, os jogadores vão deixando um cubo na sua posição, o que faz com que comecemos a última ronda com apenas 5 cubos de acções.



Preparados então para iniciar a partida, no seu turno os jogador devem colocar um dos seus cubos numa das quatro áreas disponíveis: Jogar uma Ave, Ganhar Comida, Pôr Ovos ou Comprar Cartas de Aves.

Se quiserem "Jogar uma Ave", os jogadores têm de ter em atenção dois detalhes: os recursos pedidos por essa Ave e o tipo de habitat onde esta pode ser instalada. Se o conseguirem fazer, devem colocar o cubo na primeira fila do tabuleiro e na coluna onde pretendem colocar a ave, pousando a carta no tabuleiro no espaço mais à esquerda desse habitat. À medida que as colunas vão ficando ocupadas, o jogador poderá ter um custo extra de um ou dois ovos para conseguir colocar a sua carta.

Outra possibilidade de acção é "Ganhar Comida", que nos permite ir ao comedouro, escolher dados e ganhar recursos (tantos quanto o indicado pelo espaço mais à esquerda que esteja visível). Por exemplo, se na área de floresta existirem duas cartas, o jogadores pode ir ao comedouro buscar dois recursos.



Já na zona amarela temos a possibilidade de "Pôr Ovos", ou seja, distribuir por uma ou mais cartas o número total de ovos visíveis nessa linha do tabuleiro. Vantagem? Poderão ser úteis quando queremos colocar cartas em determinadas colunas e recebemos um ponto por cada ovo que tenhamos no tabuleiro no final da partida.



A última possibilidade de acção é "Comprar Cartas", que nos permite ir buscar cartas de aves à bandeja ou ao baralho. As cartas vão-se manter na nossa mão até que as possamos utilizar com uma acção de "Jogar uma Ave". E cada carta uma de três tipos de habilidades: Imediata (cartas brancas), Uma vez entre rondas (barra rosa) e Quando Activada (barra castanha).



E talvez seja com estas últimas que grande parte da interação acontece, uma vez que são sempre activadas assim que um cubo é colocado nessa linha (e da direita para a esquerda).



As mecânicas são realmente simples! O que o torna tão interessante (e um sucesso tão alargado, para vários públicos) é as combinações que conseguimos ir criando no tabuleiro, aliadas a uma forte rejogabilidade. Por muitas partidas que joguemos, parece sempre algo novo, também porque nos deparamos com novas cartas, habilidades e possibilidades. E o aspecto final na mesa, depois de contados os pontos, continua a ser simplesmente fantástico...



AVALIAÇÃO
Este é dos jogos que melhor consegue aliar boas ilustrações a boas mecânicas, tendo um total de 170 lindas e detalhadas aves ilustradas pela Natalia Rojas. E a qualidade desta edição portuguesa é simplesmente fantástica, com componentes de excelente qualidade (e fiéis ao original) e todos muito bem organizados dentro da embalagem. Não notei problemas directos de tradução nas cartas (nas várias partidas jogadas), mas é importante indicar que os erros verificados na edição inglesa ao nível das cartas de objectivo e em algumas cartas de jogo se mantêm. No geral, a relação qualidade/preço é fantástica e o PVP fica bem abaixo do valor a que se encontra o original à venda. Um grande jogo ao qual se alia agora uma óptima produção e edição da DIVER. Muitos parabéns!

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 5 / 5 Pontos
.

Comentários

As Mais Lidas