SAGRADA | Unboxing


Inspirado na famosa Sagrada Família, este é um jogo abstracto para 1 a 4 jogadores onde tentamos completar vitrais pela alocação dos translúcidos dados. As regras são muito simples, mas existem algumas restrições de junção da mesma cor ou número que o tornam num jogo muito estratégico. 

Ao jogarmos Sagrada, o sentimento generalizado é que cada partida vai ser diferente de todas as anteriores, não só porque os vitrais e objectivos que temos podem ser diferentes, mas também porque tudo depende das cores de dados que saírem e pintas que estejam representadas. E isso é óptimo! O facto de os turnos serem definidos em serpente cria também algum dinamismo, mas poderá prolongar a experiência e sentimento em partidas para 4 jogadores onde o jogador inicial é também o oitavo do turno (isto porque retiramos sempre dois dados por ronda).

Adequado para toda a família, tanto para os mais novos como para os mais velhos, foi vencedor de vários prémios internacionais e chega agora com uma versão totalmente em Português pelas mãos da MEBO Games, algo importante e necessário pela dependência de idioma presente nas cartas.

Componentes
. 90 dados (18 de cada cor)
. 24 peças privilégio
. 4 Molduras
. 12 cartas Vitral
. 5 cartas objectivos privados
. 10 cartas objectivos públicos
. 12 cartas ferramentas
. 4 marcadores de pontuação
. Tabela de rondas / Tabela de pontuação
. Saco de dados
. Manual de Regras




Avaliação
Quando falamos em Sagrada, obrigatoriamente o grande destaque tem de ser dado aos componentes, em especial aos 90 dados translúcidos e às 24 peças de privilégio. E a versão portuguesa cumpre todos os requisitos da versão internacional, o que reforça a posição da MEBO Games na produção e distribuição de jogos de referência no nosso mercado. A embalagem ter vários detalhes com verniz localizado, o que reforça a ideia dos vitrais que encontramos na Sagrada Família, tendo óptimos inserts para se acondicionarem todos os elementos do jogo. Outro ponto bastante positivo é o artwork, não só na capa como nas molduras e cartas, em especial as de ferramenta pelo mood artístico que nos transmite. A única reticência relativamente às ilustrações é na tabela de pontuação, umas vez que alguns espaços poderão criar algum ruído visual entre os vitrais e os números. Por fim, a relação preço/qualidade é muito boa por conseguirmos perceber a qualidade dos componentes e toda a rejogabilidade que temos, não só pela mudança dos vitrais (que têm distintos padrões frente e verso) e dos dados que saem, mas também pela mudança dos objectivos e cartas de ferramentas que surgem em cada partida.

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Preço/Qualidade: 5

Média: 5 / 5 Pontos

.

Comentários

As Mais Lidas