ROYALS | Unboxing


Em Royals, os jogadores assumem o papel de nobres do século XVII e XVIII que tentam ganhar o máximo de influência nas cortes Espanhola, Francesa, Britânica e Germânica. Com a ajuda das cartas de bandeira correctas irão ocupar posições de relevo e obter bónus, convertido em pontos de vitória. Mas esta corrida pelo controlo e influência dos membros da corte poderá ter alguns períodos atribulados, uma vez que a intriga entre os nobres poderá mudar toda a estratégia de jogo.

Este é um jogo tenso com muito controlo de área! Se gostam do género, esta é claramente uma compra segura que nos transmite um sentimento de Ticket to Ride. Mas atenção, jogos a dois podem parecem pouco estratégicos e a cinco demasiado claustrofóbicos. Tudo depende da experiência pretendida e é garantido que se vai sentir uma evolução à medida que as rondas passam: na primeira estamos preocupados em ocupar posições no mapa, na segunda começamos o confronto com alguns adversários e a última ronda é aquela em que mais cartas de intriga se usa e as grandes pontuações começam a surgir.

Lançado originalmente em 2014, este é um jogo temático muito interessante e cheio de história, ideal para jogar com toda a família. Poderá ser também uma interessante forma para os professores ou educadores abordarem as cortes europeias e as diferentes intrigas e influências da altura, tudo através de dinâmicas simples e fáceis de perceber.

Componentes
. 1 Tabuleiro
. 102 cartas bandeira (31 França, 26 Alemanha, 25 Bretanha e 20 Espanha)
. 24 cartas intriga (4 de cada combinação)
. 16 bónus cidade (5 França, 4 Alemanha, 3 Bretanha e 4 Espanha)
. 8 bónus país (2 para cada país)
. 3 bónus Nobres
. 24 bónus ronda/período (6 para cada país)
. 7 peças Nobres (dupla face)
. 200 cubos (46 brancos, 46 pretos, 36 roxo, 36 laranja e 36 cinzentos)
. Manual regras







Avaliação
Um dos grandes destaques desta nova edição é a renovação gráfica de todos os componentes. E se tal funcionou muito bem nas cartas, tokens e bónus de personagens, a verdade é que deixou o tabuleiro com mais ruído, em especial na região Francesa porque em alguns casos não se percebe imediatamente a que região pertence certa cidade. Os componentes têm todos uma óptima qualidade, sejam os de madeira ou os de cartão, e apesar de existirem encaixes na embalagem para os colocar, deixa-nos a ideia de que há muito espaço vazio ou que tinha sido planeada uma expansão que acabou por nunca sair no mercado. Para a quantidade de componentes, qualidade e rejogabilidade este é um jogo com uma boa relação qualidade/preço e uma interessante aposta da Arcane Wonders para o voltar a colocar no mercado.

Artwork: 4
Embalagem: 4
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 4

Média: 4,25 / 5 Pontos.

Comentários

As Mais Lidas