DOURO 1872 | Unboxing


Estamos em 1872 e a filoxera dizimou grandes parte das vinhas, colocando em risco a produção de vinho do Porto para esse ano. Os jogadores irão representar pequenos produtores com o objectivo de encher os diferentes barcos que sobem o rio para, assim, venderem os seus produtos.

A proposta é simples, em cada ronda surgirá um barco para abastecer (com um limite mínimo de carga entre 1 e 49 barris, consoante a dificuldade e número de jogadores na partida) e o objectivo passa por os jogadores escolherem uma carta da sua mão (numeradas de 0 a 10; e sem o número 5), colocando-a secretamente em cima da mesa. Depois de revelado o resultado podem acontecer duas: se a soma total de pipas for igual ou superior à encomenda do barco, o jogador que jogou a carta mais alta recebe 2 pontos de vitória; se a soma total das pipas for inferior à encomenda do barco, o jogador que jogou a carta mais baixa perde 2 pontos de vitória. Alguns twists irão surgir com as cartas de nevoeiro e o jogo torna-se muito mais estratégico do que aquilo que aparenta à medida que vamos ficando sem cartas na mão.

Esta é, assim, mais uma aposta da Pythagoras Games na cultura, história e tradições portuguesas, com criação de Ricardo Jorge Gomes e ilustrações de Olivier Fagnère. Apesar de vir indicado na caixa que permite partidas entre 3 e 5 jogadores, a verdade é que dispõe de um modo adaptado para dois jogadores.

Componentes
. 50 cartas jogador (10 de cada cor)
. 5 cartas resumo (1 para cada jogador)
. 21 cartas rabelo (15 regulares e 6 nevoeiro)
. 2 cartas especiais (1 filoxera e 1 beneficência)
. 20 barris pontuação (10 de 1 ponto, 5 de 3 pontos e 5 de 6 pontos)
. Manual Regras (3 idiomas)





Avaliação
Mais uma vez há que dar os parabéns ao trabalho de Olivier Fagnère que, para além de se distanciar de outros jogos já ilustrados, conseguiu trazer-nos uma óptima proposta gráfica cheia de pequenos detalhes e que adicionam um lado lúdico e contextualizado ao jogo. A par disto, foram adicionados alguns tokens de barril, com boa qualidade, componentes que por norma não estão presentes nas propostas da Pythagoras Games. A embalagem segue o standard de mercado, mas há realmente muito espaço vazio e sente-se a falta de inserts ou, pelo menos, de um pequeno saco para evitar que os componentes deslizem de um lado para a outro. Este jogo tem um PVP acima do normal para aquilo que é a oferta da editora, mas também temos mais componentes do que o habitual, tendo uma razoável relação qualidade/preço para a rejogabilidade e experiência proporcionadas.

Artwork: 5
Embalagem: 2
Componentes: 3
Qualidade/Preço: 3

Média: 3,25 / 5 Pontos
.

Comentários

As Mais Lidas