FERTILITY | Unboxing


Em Fertility regressamos ao Antigo Egipto onde, por ordem do Faraó, temos com a missão construir a nossa metrópole e região, desenvolver o comércio através de diversificadas lojas e gerir os diferentes recursos provenientes das plantações nas margens do Nilo.

Com uma simples mecânicas de colocação de peças em formato de dominó, várias são as estratégias e possibilidades de pontuação, mas nem tudo será possível de executar nos curtos 9 turnos do jogos e algumas decisões mais complicadas terão de ser tomadas. Com a possibilidade de termos um tabuleiro modular em três partes para partidas com 2 ou 3 jogadores e 4 partes para partidas com 4 jogadores, sentimos que acaba por estar equilibrado nas diferentes partidas.

Este foi um dos jogos que mais entusiasmo suscitou na Spiel 18, em Essen, e que junta dois pesos franceses dos jogos de tabuleiro: o autor Cyrille Leroy, que também já nos tinha trazido um tile placement de dominós em Sapien, e o ilustrador Jérémie Fleury, responsável pela arte de Oceanos, Yamatai, Histrio ou Timeline. Uma boa aposta para os fãs do género.

Componentes
. 4 tabuleiros vale Egipto
. 6 peças ligação tabuleiro
. 1 tile inicial
. 50 tiles vale
. 4 tabuleiros metrópole (1 para cada jogador)
. 4 tokens trigo (1 para cada jogador)
. 40 peças distrito
. 80 tokens recurso (20 de cada tipo: alabastro, uvas, flor de papiro e gado)
. 16 monumentos (4 de cada tipo: obelisco, esfinge, pirâmide e templo)
. Bloco pontuação
. Manual regras




Avaliação
Um dos destaques imediatos tem de ir para a lindíssima capa e cujos traços destacam (e denunciam logo) o trabalho de Jérémie Fleury. Depois, todos os pormenores, em especial nos tiles, vão-nos sendo apresentados à medida que jogamos. Algo que poderia ter sido melhorado era a criatividade das peças de distrito, que poderão realmente parecer confusas quando colocadas no nosso tabuleiro de metrópole (que poderia ser ligeiramente mais grosso). Apesar de uma simples embalagem, que tinha potencial para receber inserts de qualidade e que ajudariam a justificar o preço praticado, os componentes são de óptima qualidade, em especial os tokens de recursos que, com as suas formas, ajudam a destacar e absorver o tema pretendido. Por fim, a relação qualidade/preço é boa para a rejogabilidade apresentada.

Artwork: 5
Embalagem: 3
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 4

Média: 4,25 / 5 Pontos

Comentários

As Mais Lidas