PEGA BICHO | Unboxing


Pega Bicho é a adaptação portuguesa de "Sticky Chameleons", um original da iello de 2017, criado por Cédric Barbé e Théo Rivière e com ilustrações de Rémy Tornior, que nos chega agora através da MEBO Games. Esta é mais uma aposta da editora para um público mais jovem e que terá de usar umas línguas pegajosas, que conhecemos todos na nossa infância como "pega-monstros", para apanhar diferentes peças de acordo com o indicado na combinação dos dados.

O contexto é simples: cada jogador irá representar um camaleão com o objectivo de apanhar diferentes insectos, ganhando aquele que conseguir coleccionar a quinta peça delícia (que funcionam como pontos). Para tal, no início de cada ronda os dois dados são lançados para se saber a cor do animal que devemos apanhar. Em simultâneo todos os jogadores deverão lançar as línguas pegajosas para a mesa e tentar agarrar a peça pretendida. Se apanharem outros insectos não há problema, mas só ganharão a peça delícia quando conseguirem o insecto específico indicado pelos dados. Mas a tarefa não está assim tão facilitada, uma vez que se apanharmos as malditas vespas seremos picados e perdemos a possibilidade de ganhar a respectiva peça delícia.

Este é um jogo pensado para 2 a 6 jogadores e duração média de 15min, com mecânicas diferentes e dinâmicas que prometem reunir toda a família à volta da mesa. As línguas são realmente pegajosas e um dos grandes atractivos para os mais novos. Chega ao mercado com um PVP de 14,90€ e já pode ser comprado também através da loja online da MEBO: https://goo.gl/EkaiBV

Componentes
. 8 línguas pegajosas
. 30 peças insecto (6 de cada cor)
. 5 peças vespa
. 30 peças delícia
. 1 dado insectos
. 1 dados cores
. Manual Regras




Avaliação
Sendo este um jogo pensado para os mais novos, era de esperar uma forte aposta na componente gráfica. E "Pega Bicho" cumpre bem esta premissa com uma colorida proposta, cheia de detalhes e que promete testar as capacidades de observação de todos os jogadores. As línguas pegajosas são fantásticas e com óptima qualidade e se, por um lado, poderão enojar os pais (que certamente se divertiram com os conhecidos pega-monstros), por outro, vão fazer as delicias dos mais novos que contactam com algo diferente para a sua geração. Inicialmente as peças podem parecer finas e de fraca qualidade, mas rapidamente se percebe que se tivéssemos material mais compacto seria quase impossível levantá-lo da mesa. Apesar de decorada, a embalagem é realmente o elemento mais fraco, mas dadas as dimensões e características dos componentes seria difícil a inclusão de um insert específico. No geral, é um jogo cheio de potencial, que treina a capacidade de observação e reacção e brinca com as texturas e cores de um modo bastante divertido.

Artwork: 5
Embalagem: 3
Componentes: 5
Qualidade/Preço: 5

Média: 4,5 / 5 Pontos
.

Comentários

As Mais Lidas