TOKAIDO | Unboxing


Visualmente muito bonito, em TOKAIDO os jogadores são viajantes que tentam descobrir os inúmeros locais entre Edo e Kyoto, podendo parar nos albergues para comer, numa loja para fazer compras, coleccionar panorâmicas ou relaxar nas termas, por exemplo. O segredo é simples, não importa ser o primeiro a chegar e sim saber apreciar a viagem.

Este foi o jogo que me despertou a atenção para a nova geração de jogos de tabuleiro que estavam a ser produzidos (juntamente com criadores e designers) e que saíam do tradicionalmente encontrado nos supermercados. A mecânica é diferente da do peão que se move depois do lançamento do dado e abre-nos a porta para vários temas como o estilo europeu e os pontos de vitória após fim do jogo, set collection, poder dos personagens, etc.

Produzido em 2012 pela Funforge, conta neste momento com duas expansões: Crossroads (2013) e Matsuri (2016), ambas trazendo uma rejogabilidade bastante superior ao jogo base. Foi nomeado para vários prémios entre 2013 e 2014, apostou no Kickstarter para lançamento da edição coleccionador e trouxe Antoine Bauza, o designer responsável, uma vez mais para as luzes da ribalta.


Componentes
. 1 Tabuleiro
. 5 Peões
. 5 Marcadores Pontuação
. 5 Tokens Jogador
. 50 Moedas
. 10 Cartões Personagem
. 12 Cartas Termas
. 60 Cartas Panorâmicas
. 25 Cartas Refeição
. 24 Cartas Presentes
. 14 Cartas Encontros
. 7 Cartas Objectivo





Avaliação
Como referido, o artwork e toda a linha gráfica são um dos grandes trunfos deste jogo. A juntar-lhe, estão a embalagem e os componentes, de óptima qualidade. Para um jogo destes, a relação qualidade/preço é bastante boa. Todas as acções de Tokaido são simples e combinadas com um óptimo design, o que permite uma experiência zen e diferente até mesmo para os jogos de tabuleiro.

Artwork: 5
Embalagem: 5
Componentes: 5
Preço/Qualidade: 5

Média: 5 Pontos

Comentários

As Mais Lidas